segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Futebol na Paraíba

 x

Estou na Paraíba há exatos 9 meses e sempre me impressionou o número de pessoas que aqui torcem para os times do Rio de Janeiro e São Paulo, já comentei aqui da minha indignação pelo desprezo que as pessoas tem pelo futebol de sua região, apesar de alguns times surpreenderem muita gente.
Não contente com minha primeira impressão, fui ao Almeidão (amo qualquer estádio, a emoção é grande quando entro em um) e me deparei com um estádio de grande porte - capacidade para 45.000 pessoas - mas abandonado. E o pior, abandonado pelas torcidas e abandonado pelo Estado.
Era um clássico da Copa Sub 21 Botafogo X Treze e garanto a vocês, que o número de pagantes não pagaria nem a energia gasta para acender os refletores. O jogo foi 1 x 1 e o Treze mesmo com um jogador a menos em campo demonstrou ter melhor futebol. 
Vi o jogo, me diverti, mas não consegui parar de pensar no que a Paraíba está fazendo com seu futebol: um estado que quer ser sub-sede da copa e não incentiva a prática, a ida dos torcedores ao estádio, não inicia uma reforma no Almeidão. Por outro lado os torcedores que não valorizam, não incentivam os clubes locais, preferindo torcer pro Vasco ou Flamengo.
E tudo vira um círculo vicioso: o Estado não tá nem aí pro Futebol, o torcedor prefere ver o Flamengo pela TV, o time não arrecada nem tem apoio moral de sua torcida e o futebol não cresce, e a torcida não vai...
Aposto que como aqui, isso deve acontecer com outros estados do Nordeste e o único jeito de fazer esse quadro ser revertido é sem dúvida despertar o interesse no esporte, e quem deve dar esse primeiro passo é o Estado, não tem pra onde correr.
Eu fico triste por ver isso acontecer e enquanto estiver por aqui, vou fazendo minha parte: indo ao estádio, fazer meu "programa de pobre" e dizendo aos caros amigos paraibanos que a mentalidade tem que mudar!

Nenhum comentário: