sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uma TV para um milhão de africanos

tv-solar-favela-copa-postsuper Por pouco, os cerca de um milhão de habitantes da favela de Kibera, em Nairóbi, capital do Quênia, não poderiam assistir à Copa do Mundo, que acontece em seu próprio continente. A causa? Kibera não tem eletricidade. Para iluminar suas casas, à noite, os moradores utilizam lâmpadas à base de querosene que, além de perigosas, são altamente poluentes.

A solução foi  trazida pela ONG suíça Solafrica, que instalou uma TV alimentada por uma estação de energia solar portátil (veja a foto), onde os moradores se reúnem para assistir aos jogos.

Haja paixão e bom senso para arrumar um lugarzinho ao redor da telinha.

Depois da Copa, a TV será doada a uma escola próxima à favela.

Esse não é o primeiro projeto da ONG em Kibera. No ano passado, a Solafrica, juntamente com o Greenpeace e Programa da Juventude da Comunidade de Kibera iniciaram um programa que capacita jovens a produzir lâmpadas LED para substituir as de querosene.

2 comentários:

Rike disse...

Olá, New!
É uma boa idéia, faria sucesso em algumas de nossas favelas.
Bjs!
Rike.

Rafaela Andrade disse...

Olá, vim fazer um convite:
Hoje tem festa no http:\\apenasumpontoesportivo.blogspot.com , são vários posts que valem a pena, vem pegar um pedaço de bolo.

Aposto que vai gostar:

Bolo: É festa!

Estatuto do Homem - Feliz Aniversário - com direito ao bolo e vela nas mãos do goleiro Marcos.

Rumo ao Sucesso eu vou até remando - porque o mundo dos blogs nos proporciona grandes amigos -

Desafio: É gol! Sim, festa = a gol. Você já fez um gol? Qual a sua façanha no esporte? Conte para nós!! Venha partilhar!!

Champanhe? Sim!!! O Harley do vôlei de praia marca a imagem do vôlei nesta festa, é hora de cantar o parabéns!!

Um espaço esportivo pode ser palco do amor, porque o esporte envolve muito mais do que vemos: envolve o que sentimos. Amor em gol de placa - uma crônica de amor.

Você é nosso convidado!
Participe!!
Ps. cada poste tem um autor.