quarta-feira, 22 de abril de 2009

Déjà vu

Sabem aquela sensação que temos, que parece uma impressão de já ter visto algo antes? Pois bem, estou sentindo isso agora.

O campeonato paulista chegou a sua reta final, e continuam na disputa apenas CORINTHIANS e Santos. O chamado trio de ferro, CORINTHIANS, Palmeiras e São Paulo sempre foram dados como favoritos ao título esse ano. Santos sempre correu por fora.

O time da Vila Belmiro conseguiu a classificação no último jogo, mais ainda, no último minuto do último jogo. Chegou completamente desacreditado, mas venceu as duas partidas contra o Palmeiras, que terminou a fase de classificação em primeiro lugar, sem muito esforço.

Isso que me preocupa, há sete anos aconteceu a mesma coisa.

Em 2002, último campeonato brasileiro disputado no sistema de finais, antes da era de pontos corridos, o mesmo Santos conseguiu sua suada classificação em oitavo lugar, no último jogo, completamente desacreditado.

Porém, ao chegar as finais, passou facilmente por São Caetano, que havia terminado em primeiro, e pelo São Paulo.

Na época um time formado por garotos, apresentou Diego e Robinho, das categorias de base.


O CORINTHIANS por sua vez jogava com um ataque poderoso com tres atacantes, um com status de "promessa de futuro craque" (Gil), um vindo de outro clube com fama de bom jogador (Deivid) e um centro-avante de renome (Guilherme). Um goleiro baiano com fama de pegador de penaltis (Dida), um meio campo formado por apenas tres jogadores, mas que davam conta do recado, com um mais pegador (Fabrício), um volante que jogava no campo todo (Vampeta) e um meia armador canhoto de ótima técnica (Ricardinho), que aliado a um lateral excelente lateral esquerdo (Kleber) formava uma ala esquerda praticamente imbatível.


Coincidências a parte, e eu prefiro não acreditar nelas nem tampouco sou supersticiosa, o TIMÃO tem um goleiro baiano (Felipe) que adora pegar penaltis. Um meio campo com um pegador (Cristian), um volante que corre o campo inteiro e joga pelo time todo (Elias), e um meia armador canhoto de muita habilidade (Douglas), ajudado por um excelente lateral esquerdo, que não erro em dizer o melhor do país (André Santos). E um ataque formado por uma promessa vinda das categorias de base (Dentinho), um que até agora só trouxe mesmo a fama (Jorge Henrique) e um centro-avante de renome internacional (Ronaldo).

Por outro lado, o até então desacreditado Santos, que quase não classifica, vem embalado, tanto quanto o de outrora, tendo como principais jogadores dois garotos, recém chegados das categorias inferiores, Madson e Neymar, que passaram com extrema facilidade pelo Palmeiras. Isso sem contar que o goleiro é o mesmo de 2002, Fábio Costa, que naqueles dois jogos foi uma verdadeira muralha.

Naquela época, assim como agora, o CORINTHIANS também tinha a vantagem do tão falado "dois resultados iguais".

Eu acho que já vi esse filme...

Não posso deixar de lembrar e citar que o time do CORINTHIANS de 2002, além do vice campeonato brasileiro conquistou os títulos da Copa do Brasil e do Rio-São Paulo, que naquele ano praticamente substituiu os campeonatos paulista e carioca.

2 comentários:

Welton Nogueira disse...

rapaz, o Vagner Mancini è fera.
ele ressuscitou o Santos.

Clítia Milagres disse...

É ver pra crer. No futebol tudo pode acontecer. Ainda mais que vai ser uma disputa entre o (ressuscitado)Fenômeno X (revelação) Neimar.