quarta-feira, 4 de junho de 2008

Copa do Brasil e a vaga para Libertadores


Começam hoje os jogos finais da Copa do Brasil. CORINTHIANS e Sport Recife se enfrentam em duas partidas, uma hoje no Morumbicha e a outra semana que vem em Recife.
Para o TIMÃO a conquista do título representa uma quase redenção, uma vez que isso lhe daria o direito de disputar a Libertadores do ano que vem. Se bem que para mim eu acho isso muito enganoso.

Vamos lá. Eu acho que a Copa do Brasil é um titulo importante sim, afinal é disputado por clubes pequenos e por clubes grandes também. Talvez seja o torneio mais eclético do Brasil, mas sua importância fica restrita a vaga na Libertadores, o que eu acho errado. Os clubes não se preocupam em ostentar o título, e sim apenas a vaga, mas se esquecem que é só uma vaga, que inclusive pode ser perdida na primeira fase lá na atitude de alguma cidade dos Andes.

Penso também que se conquistar o título e a "vaga", isso só aumentará a responsabilidade do TIMÃO. Será mais do que obrigação voltar a primeira divisão do campeonato nacional e isso é óbvio. Pensem amigas. A libertadores, como a Liga dos Campeões ou a Copa da Uefa é disputada por clubes que representam seus respectivos países. A libertadores não é diferente e a meu ver não deveria ser disputada por um clube que em seu país está renegado à segunda divisão do campeonato local. Aliás, isso deveria ser até proibido.

Mas como eu disse que tão importante quanto a "vaga" é o título, vamos ao jogo...

Comparando posição por posição o CORINTHIANS tem um goleiro melhor. Apesar de não vir fazendo uma boa temporada, Felipe mostrou que tem estrela na semifinal contra o Botafogo e o ânimo dele melhorou. Magrão sofre muito nas bolas aéreas.

Nas laterais um empate, André Santos é a arma corintiana e Dutra já não tem mais o mesmo preparo físico dos tempos de Santos. Pela direita Carlos Alberto vem jogando bem, mas Luisinho Neto é responsável por muitas jogadas do Sport com seus cruzamentos perfeitos e boas cobranças de falta.

Na zaga o CORINTHIANS leva a melhor também. Chicão e Willian fazem hoje a melhor dupla de zagueiros do país. Durval é um bom zagueiro, mas Igor é lento toda vida.

Com a saída de Romerito, o "dono do time", o Sport perde muito no meio campo. Luciano Henrique jogou bem contra o Vasco, mas não substitui a altura. Everton corre muito mas enfeita demais, Daniel erra muitos passes e Sandro Goiano faz muitas faltas. Fabinho, Eduardo Ramos, Rincon e Lulinha são individualmente muito melhores.

No ataque também o CORINTHIANS vem se dando melhor. Apesar do rendimento de Dentinho ter caído nas últimas partidas, continua sendo um jogador decisivo e meu cala boca Herrera vem brilhando a cada jogo.

Enfim, individualmente as peças do TIMÃO são melhores. O problema é que as peças do Sport se encaixam melhor (na minha humilde opinião) o que deixa o time de Recife muito mais coeso e uniforme.

2 comentários:

*Fe* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
*Fe* disse...

Exatamente. Os urubus, digo, o corithians deveria ser banido do futebol, digo, da Copa do brasil. Mas o campeonato eh o campeonato e infelizmente as regras ainda sao toscas(pelo menos deste). E nao eh soh a urubuzada q nos representa mal fora do pa~is. Conte-se ~´i akela prostitutinha q foi pega em NY, o Ronaldinho gordinho com os travecos e tudo mais.Ateh o presidente nos envergonha com discursos de segunda mao, agora o futebol quer nos envergonhar com times de segunda divisao. Fazer oq?! Mas, SEMPRE ha uma esperanca! E olhem pelo lado bom urubuzada, vcs vao se sentir em casa jogando no Morumbicha! hehehe
Bjus!!!